Comida de verdade?! – O que significa e por que faz bem

Mas afinal, o que é a comida de verdade? Quais os benefícios que elas podem trazer pra nossa vida?

Nos últimos anos fomos nos afastando cada vez mais das chamadas “comidas de verdade”, isso porque a correria do dia – a – dia, a grande oferta de alimentos e até mesmo o preço das “comidas de mentira” se tornaram atrativos.

091818 1923 Comidadever1

Para começar devemos esclarecer que as comidas altamente processadas podem ser mais convenientes no dia – a – dia mas trazem uma série de problemas, como: altas calorias, poucos nutrientes, e o surgimento de diversas doenças, físicas, e até mesmo mentais! O alimento tem uma força bem mais poderosa do que podemos mensurar.

Já as comidas de verdade são aquelas baseadas em produtos naturais, ou seja, em produtos que não passaram por processos industriais e alimentícios. Ou ainda, aqueles alimentos que foram minimamente processados.

Podemos sempre utilizar esses alimentos em refeições utilizando de outros alimentos também naturais.

E para te ajudar entender melhor sobre a comida de verdade vamos apresentar as classificações.

Alimento in natura ou minimamente processado – Esses alimentos são aqueles que vieram da natureza, ou seja, os ovos, as frutas, os legumes, as verduras, as carnes. São alimentos que sempre existiram, e devem ser consumidos de forma fresca e natural.

Já os alimentos minimamente processados passaram por algumas intervenções, mas ainda assim não apresentam grandes riscos nutricionais, temos como exemplo as farinhas, frutas secas, iogurtes naturais, café etc.

Temos também a categoria da comida de verdade como ingrediente culinário, sendo esses ingredientes utilizados para refogar ou cozinhas os demais como o sal, açúcar, azeite, manteiga, vinagre, etc.

091818 1923 Comidadever2

Como podemos ver, alguns alimentos dessa categoria, mesmo sendo considerados “naturais” devem ser utilizados de forma consciente como o sal e o açúcar, que em excesso podem trazer uma série de riscos para a nossa saúde.

Tenha atenção que há diversos tipos de açúcar e também de sal no mercado, tudo depende do processo que eles passaram para chegar até o seu alimento.

Depois temos os alimentos processados, onde a nossa comida de verdade foi utilizada, mas foram adicionados outros ingredientes, como o sal, açúcar, óleo, entre outros ingredientes. Para exemplificar essa categoria temos, pães, queijos e conservas.

Já os produtos ultraprocessados são os mais longe de ‘comida de verdade’ que você pode ter, eles imitam comidas, sendo feito em fábricas com a combinação de ingredientes que não temos em nossa casa, como gordura vegetal, corantes, realçadores de sabor. Temos como exemplo, os molhos de tomate prontos, lasanhas e pizzas congeladas, sucos e refrigerantes, salgadinhos, bolachas, etc.

E quais os benefícios de consumir comida de verdade?

Os benefícios são muitos, e vamos listar alguns.

1 – Comida de verdade é rica em proteína

A proteína é um dos nutrientes mais importantes para perdemos gordura! Além disso é um alimento que reduz a fome, e em falta pode até mesmo afetar a nossa produção de hormônios.

Os alimentos de verdade são sempre a melhor escolha para serem fontes de proteínas, isso porque o processo que os alimentos passam pode tirar diversas substâncias do alimento que são importantes para o nosso organismo.

Ou seja, comendo comida de verdade você tem certeza que está ingerindo todas as proteínas necessárias.

2 – Ao ingerir comida de verdade você não tem contato com açúcar refinado

Se tem uma coisa que faz mal para a nossa saúde é o açúcar do tipo refinado. A grande vantagem de consumir as chamadas ”comidas de verdade” com certeza é não ter contato com esse alimento.

Lembrando que o açúcar encontrado em frutas, oleaginosas, legumes e leguminosas não são refinados. São açucares naturais.

3 – Comida de verdade te ajuda a manter o peso e a saúde

E o terceiro benefício já diz por si só, né? Priorizando o consumo de comidas de verdade seus problemas com peso acabaram, já que são alimentos com baixa caloria, quando comparados aos “alimentos falsos”.

091818 1923 Comidadever3

E mais do que emagrecimento, a comida de verdade auxilia a nossa saúde em todos os níveis, aumentando até mesmo nossa expectativa de vida. E nunca se esqueça de que comer bem é se alimentar de comida de verdade. Confira no nosso artigo 7 dicas super simples de como comer bem.

CURSO ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL


E se você gostou do nosso artigo de hoje continue em nossa página e deixe seu comentário

 

Se curtiu dê um like:
follow subscribe0

One thought on “Comida de verdade?! – O que significa e por que faz bem

  1. Howdy would you mind letting me know which hosting company you’re
    utilizing? I’ve loaded your blog in 3 completely different browsers and I must say this blog loads a lot
    quicker then most. Can you suggest a good hosting
    provider at a honest price? Cheers, I appreciate it! I’ve
    been browsing on-line more than three hours today, but I never discovered any interesting
    article like yours. It’s beautiful value enough for
    me. Personally, if all webmasters and bloggers made excellent content as you did, the internet will probably be much more helpful than ever before.
    Does your site have a contact page? I’m having trouble locating it but,
    I’d like to shoot you an email. I’ve got some recommendations for
    your blog you might be interested in hearing.
    Either way, great blog and I look forward to seeing it develop
    over time. http://foxnews.org

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *