Como curar a depressão

Curar a depressão não é algo tão simples mas aqui lhe daremos algumas dicas para pelo menos tentar aliviá-la.

Certamente você deve ter ouvido que a depressão é o ‘grande mal do século’.

Isto porque no mundo cerca de 350 mil pessoas sofrem desta grave doença.  Além disso, é considerada pela OMS (organização mundial da saúde), a doença mais comum dos últimos tempos.

A depressão é um transtorno mental que se caracteriza pelo desânimo, falta de interesse, desestímulo, tristeza, baixa autoestima, que têm longa duração.

Contornar esta doença não é tarefa fácil, mas, certamente, não é impossível. De antemão, é necessário ter em mente que não existe uma fórmula mágica para a cura da depressão, além de acompanhamento psicológico e psiquiátrico, é necessária muita persistência.

Aceitação

Grande parte daqueles que sofrem de depressão possuem dificuldade para enfrentar a doença, isto se deve a dois principais fatores:

  • Preconceito: apesar de muito comum, esta doença traz consigo uma visão pejorativa e ainda é malvista aos olhos da sociedade. Para não serem tidas como fracas, preguiçosas ou estressadas, as pessoas acabam preferindo negar a doença a procurar um tratamento adequado;
  • Motivação: consequência do próprio distúrbio, algumas pessoas acham que estão em um beco sem saída e optam por não tomar atitudes. Além disso, qualquer passo para a mudança é um grande sacrifício, principalmente entregar-se ao ‘novo’.

Aceitar a doença é essencial para seguir à próxima etapa. Assim como todo tratamento, essa luta deve iniciar de dentro pra fora.

A partir do momento que você consegue aceitar que aquela tristeza que tem durado dias pode ser mais que apenas acúmulo de emoções, direciona sua mente para um novo caminho: a cura. E, bem sabemos, o poder de uma mente determinada é invencível.

Viva o hoje

Muitas vezes a depressão traz consigo uma companheira bastante indesejada: a ansiedade. Como se não bastasse as auto cobranças, a incerteza de um futuro e excesso daquilo que passou acabam por afogar o ansioso em um mar de angústia.

Para contornar isso, posicione-se no espaço, permita-se, claro ter períodos de tristeza por algum fato que passou, mas tenha consciência que o único período que você tem controle é o hoje. Trabalhe no seu ‘agora’ para fortalecer e colher frutos no seu futuro.

A yoga e meditação vêm ganhando cada vez mais espaço no controle da ansiedade, invista nestas práticas e sentirá, desde as primeiras sessões, que está recuperando o controle sobre si mesmo.

Estabeleça uma rotina

Ao reconhecer a depressão, muitas pessoas acabam entregando-se a ela, deixando de lado desde necessidades básicas, como higiene e alimentação, até cuidados com a família e vida profissional.

Sentir-se útil é uma necessidade de qualquer pessoa, ver que sua existência faz a diferença e perceber seu lugar no mundo faz-se fundamental.

Por isso, mantenha em dia seus hobbies, tire um tempo para fazer algo que gosta. Se precisar caminhar no seu tempo, não se sinta envergonhado. Tome para si tarefas pequenas do dia a dia, como molhar as plantas ou arrumar a cama.

Importante, aqui, é manter uma rotina diária, ocupando a mente com sentimentos de realização e desafiando-se dia após dia a superar as próprias barreiras.

Cuide-se

Procure incluir na sua rotina alguns momentos consigo mesma, pessoas com depressão tendem a tornar-se solitárias, mas aprenda a ver isso sob uma nova perspectiva, buscando aceitar sua companhia, fazendo aquilo que você gosta, cuidando da auto estima, e tornando-se seu melhor amigo.

Aprenda a filtrar

Sabe aquele mantra ‘seja filtro, não esponja’ ? Pratique-o. Filtre pessoas, lugares e relações. Não absorva aquilo que lhe é tóxico e te puxa para baixo.

Assuma as rédeas de sua vida, além de você direcioná-la para o caminho que deseja, terá o sentimento de estar no controle, contribuindo assim para contornar a depressão.

Por fim Procure ajuda

No Ebook Aprenda como Aliviar a Depressão em 7 Passos nos 7 Dias da Semana! existem algumas dicas que podem te ajudar. Ele oferece técnicas da Psicologia Corporal, das Meditações Ativas, e dicas importantes sistematizadas dia à dia, passo à passo, durante 7 dias da semana, para ir levando a pessoa para Além do mal-estar que a Depressão traz.

É claro que todas essas dicas servem para dar os primeiros passos rumo á superação mas é necessário destacar que a terapia e tratamento com um especialista faz toda a diferença.

O profissional servirá para orientá-lo no auto descobrimento, o ajudará a entender como sua mente funciona, sanará suas dúvidas e é para ele que você poderá contar todos os seus anseios sem julgamentos.

Por fim, atente-se á quem está ao seu lado e te quer bem, tente expandir seus horizontes e, aos poucos chamar aqueles que ama para ingressar no seu mundo e ajudá-lo a superar mais este obstáculo.

Tenha a certeza de que jamais estará sozinho. Não se envergonhe de pedir ajuda.

Se curtiu dê um like:
follow subscribe0

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *