Como aliviar o estresse e levar uma vida saudável? Em determinados dias e fases de nossas vidas, sentimos que estamos sufocados pelo acúmulo da rotina, pelo excesso de tarefas ou responsabilidades. Não enxergamos nenhuma luz no fundo do túnel para aliviar o estresse e tentarmos levar uma vida mais saudável.
O que é o estresse
O nosso organismo, durante o dia, se esforça para adaptar-se e corresponder às mudanças, tentando equilibrar suas emoções.
Ocorre que se uma situação de estresse persiste, o cérebro que antes tentava ajudá-lo a se organizar, se sente sobrecarregado.
Resultado disso é o estresse. A princípio ele surge como uma dor de cabeça, dor no estômago ou crises de ansiedade, depois, pode até evoluir para enxaquecas e gastrite.
Não maléfico apenas para sua saúde mental, o estresse pode desencadear ainda, maus hábitos e como rota de fuga o uso contínuo de bebidas alcóolicas.
Evitando o estresse
Quando nos sentimos estressados, tendemos a achar que tudo e todos são estímulos. O que devemos ter em mente é que, geralmente, o estresse inicia-se a partir de uma situação específica, o que ocorre é que como o nosso cérebro já está sobrecarregado, situações secundárias servem para agravar ainda mais.
Por isso é fundamental que você saiba identificar a causa principal do seu estresse. Podem ser:
- Estressores externos: situações ou pessoas que estão ao nosso redor, com os quais convivemos. Ex: trânsito. Se, ao ir trabalhar você gasta muito tempo no trânsito, e isso afeta sua saúde emocional, deixando-o irritado, tente procurar rotas alternativas, sair mais cedo de casa ou pegar carona com alguém.
- Estressores internos: estes mais difíceis de serem contornados, têm a ver com o seu psicológico e saúde emocional. Autocobranças, noites mal dormidas e frustrações podem desencadear o estresse.
É importante que você pratique o autoconhecimento para fazer o diagnóstico.
O fato de amenizar uma situação que não é a matriz do seu problema, pode ajudar a curto prazo, mas não será a solução e, logo, a sensação persistirá.
Se precisar, invista em tratamentos como psicoterapia, e técnicas alternativas de relaxamento, como dito, o estresse pode ser um sintoma de uma doença ainda mais grave.
Formas de combater o estresse
Nem sempre o combate ao estresse ocorre rapidamente, exige-se paciência e comprometimento para alcançar o êxito, para aliviar o mal por ele causado, algumas Dicas podem ser fundamentais:
1- Pratique exercícios
Se você não pratica nenhum esporte, crie o hábito de fazer, ao menos uma caminhada diária, meia hora pois, além de contribuir para sua saúde física, ajuda na sua saúde mental, inclusive melhorando sua autoestima.
Matthew Stults-Kolehmainen, do Centro de Estresse da Universidade Yale, afirma:
“O estresse atrofia o cérebro – especialmente o hipocampo, que é responsável por muita coisa, mas particularmente a memória. Quando você está estressado, esquece as coisas”.
Ao praticar exercícios, o cérebro libera neurormônios que ajudam a inibir sensações de estresse, contribuindo para o bem-estar.
2-Imponha limites
Ao praticar o descrito ‘autoconhecimento’ você estará ponderando quais são os seus limites. Respeite-os.
Grande parte das pessoas que sofrem deste mal o fomentam quando aceitam mais responsabilidades do que estão aptos a cumprir.
Isto, além de tudo, gera insatisfação, frustração, e sentimentos de derrota e fracasso.
Portanto, aprenda a dizer não, preserve sua saúde mental e deixe claro a você mesmo quais os seus limites. Uma pessoa saudável depende de uma mente equilibrada.
3-Evite assuntos que o afetam
Caso em sua roda de amigos o assunto é futebol e você facilmente se afeta com este tema, evite- o. Procure inserir outro assunto no diálogo ou saia para tomar um ar fresco. Não fique preso à necessidade de ‘fazer uma social’ quando você sai mais prejudicado do que satisfeito.
4- Organize-se
A sensação de estar no controle da sua vida e aproveitar melhor seu tempo traz uma infinidade de benefícios à sua saúde mental.
Quando você está muito atarefado, raramente vemos as horas passarem, causando desconforto e a percepção de que não estamos realmente aproveitando os dias.
Organize suas tarefas, estruturando-as por níveis de prioridade.
Atenção! Na hora de elaborar a sua lista, seja realista, de nada adianta colocar 20 tarefas se você tem consciência de que conseguirá realizar apenas 10.
Deixe as menos importantes para o fim ou as inclua em um dia menos atribulado.
5- Outras atitudes podem ser tomadas para ajudar a amenizar o estresse, tais como:
- Meditar;
- Ler
- Jardinagem;
- Escrever;
- Ouvir música;
- Fazer qualquer coisa que dê prazer
Não ache que o estresse é algo que está em sua vida e você tem apenas que aprender a conviver com ele. Fortaleça sua mente e priorize uma vida saudável.