10 dicas para começar a se alimentar de forma saudável

Mudar nossos hábitos alimentares é preciso, seja para o emagrecimento ou para saúde, e hoje você vai conhecer 10 dicas para começar a se alimentar de forma saudável.

091818 1918 10dicaspara1

1 – Priorize sempre os alimentos naturais, ao invés dos processados

Sabemos que a pizza congelada ou aquele miojo sempre quebram um galho quando o assunto é matar a fome de maneira rápida! Além disso esses alimentos apresentam um custo menor.

Mas quanto mais você tirar do seu cardápio diário alimentos processados, congelados e industrializados maior as possibilidades de conseguir ter uma alimentação saudável.

Para substituir esses alimentos tente utilizar de proteínas, fibras, gorduras saudáveis, vitaminas, minerais, frutas, entre outros alimentos.

2 – Reduza até eliminar as bebidas açucaradas

Se tem uma coisa que não combina com alimentação saudável são as bebidas ricas em açúcar, como refrigerante, ou sucos e achocolatados de caixinha.

Esses alimentos além da obesidade podem causar diabetes do tipo 2, danos ao fígado, envelhecimento precoce e até mesmo ansiedade.

Por isso nossa recomendação é que você vá diminuindo até conseguir parar totalmente o consumo dessas bebidas.

Você pode apostar nas águas, águas aromatizadas, sucos naturais, chás e cafés! É muito importante que você não utilize o açúcar para ingerir esses líquidos!

Se achar muito amargo procure por outras possibilidades, além do açúcar refinado. Além disso o seu paladar vai se acostumando aos poucos a ficar sem açúcar.

3 – Cuide da sua dispensa

Quando sentimos fome qual a nossa tendência? Comer a primeira coisa que está em nosso armário. Por isso se torna tão importante você cuidar da sua dispensa.

091818 1918 10dicaspara2

Se os alimentos “não saudáveis” estiverem ali com certeza você vai optar por eles para saciar a fome, mas se eles não estiverem na dispensa, você pode se “virar” com o que tem.

E aí que está o segredo, você só vai ter alimentos saudáveis disponíveis! Isso vale também para lanchinhos feitos fora de casa.

Recheie seu armário e a sua geladeira em alimentos saudáveis assim você vai acabar os consumindo muito mais, e com maior frequência.

4 – Cuidado no mercado

O mercado pode ser um grande vilão da alimentação saudável, já que podemos encontrar de tudo por lá. Por isso a nossa dica é que você compre apenas os produtos que estão no perímetro externo, que são carnes, frutas, peixes, legumes, verduras, etc.

Nessa região estão concentradas as comidas mais saudáveis para a sua mudança de hábitos!

Para manter o foco faça uma listinha e tente a seguir a risca! Dessa maneira você sabe o que é viável ou não levar, e se livra das tentações.

5 – Aposte nas castanhas e sementes

Se você deseja ter uma alimentação mais saudável o segredo está em apostar nas castanhas e nas sementes, isso porque esses alimentos possuem proteínas e gorduras saudáveis, além de vitaminas e minerais!

As melhores sementes são a chia, linhaça, semente de girassol e a abóbora, pois possuem poderosos nutrientes, além de serem antioxidantes.

Para consumir mais desses alimentos as adicione em receitas, ou até mesmo as coma como lanchinhos pegando um punhado e colocando em um potinho! Elas são ótimas para substituir lanchinhos mais calóricos, e também para manter a saciedade.

6 – Consuma mais peixe

O peixe também é um dos alimentos chaves para quem deseja ter uma alimentação mais saudável! E você pode priorizar o consumo desse alimento por pelo menos 3 vezes na semana.

Eles vão auxiliar na melhora da sua saúde como um todo!

7 – Use farinha integral para cozinhar

A farinha branca é uma grande vilã de uma alimentação saudável, por isso recomendamos que suas receitas sejam feitas com farinha integral.

Essa farinha se torna bem mais nutritiva, e vai te fazer ter uma alimentação melhor! Auxiliando no peso e na saúde.

8 – Coma em pratos pequenos

Comer em pratos grandes pode dar uma sensação falsa para o seu cérebro de que você não comeu o suficiente. Assim, com um prato pequeno você pode se sentir saciado com menos, além de não cometer exageros.

9 – Conte nutrientes não calorias

Se o seu desejo é aumentar a qualidade da dieta você deve estar muito mais atento nos nutrientes do que nas calorias que um alimento representa. A qualidade da caloria tem muito mais impacto dentro da alimentação, do que a quantidade.

091818 1918 10dicaspara3

10 – Adicione mais alimentos probióticos em sua dieta

Alimentos como Kefir podem te ajudar a ter uma alimentação mais saudável, além de auxiliar sua digestão e flora intestinal. Iogurtes, queijos cremosos, vinagre de maçã são exemplos de bons alimentos.

curso o que é alimentação saudavel

 

Gostou das nossas dicas de hoje? Então continue em nossa página e deixe seu comentário.

Se curtiu dê um like:
follow subscribe0

One thought on “10 dicas para começar a se alimentar de forma saudável

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *